Logo UFCG Logo MAT

Grupo PET-Matemática-UFCG

Universidade Federal de Campina Grande

Atividades

As atividades do PET têm como objetivo garantir a formação global do aluno, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação para tentar alcançar uma maior qualidade acadêmica. Mas, acima de tudo, procurando formar cidadãos que entendam o mundo a sua volta e saibam ser críticos quando necessário.

Realizamos atividades de pesquisa, ensino e extensão. Além disso, os nossos debates sobre temas diversos tentam formar uma caracterí­stica um tanto quanto esquecida no mundo acadêmico de hoje: a cidadania, peça fundamental na vida de qualquer pessoa.

Esta seção é dedicada às atividades que estão sendo desenvolvidas atualmente pelo grupo, buscando proporcionar uma melhor divulgação destas.

Dentre as atividades do Grupo, temos as seguintes:

1. Treinamento em Redação de artigos sobre temas matemáticos e de Ensino de Matemática:

A produção acadêmica exige do aluno a capacidade de questionar, pesquisar, compreender e por último, mas não menos importante, escrever de maneira formal e precisa, o resultado daquilo que ele se propôs a estudar. Dessa forma, ao elaborar artigos, seja para apresentação em eventos ou para publicação, os alunos se deparam com o desafio de selecionar as principais informações do tema estudado e, por fim, produzir um bom texto, para repassar essas informações e o conhecimento adquirido. Portanto, nessa atividade, os integrantes do Grupo PET podem aprimorar suas habilidades de escrita, bem como aprimorar seus conhecimentos nos diversos temas da Matemática e de seu ensino.

2. Apresentação e Participação em Encontros Científicos e e Educacionais Presenciais e Remotos:

A participação dos integrantes do Grupo em encontros científicos é importante para interagirem com alunos e professores de outras instituições e que tenham oportunidade de se sentirem estimulados com seus estudos presentes e futuros, conheçam o que se estuda e se está sendo produzido em suas áreas e que também possam expor os trabalhos realizados durante sua participação no PET. Importa-nos também a publicação de nossos trabalhos em anais de eventos, em artigos em revistas especializadas, etc, fatores importantes para o currículo dos integrantes do Grupo e para a formação acadêmica e profissional dos petianos. A participação em Encontros científicos e educacionais é uma forma de realizar essas aspirações. Atualmente, ainda existem os modelos de encontros remotos, que oportunizam ainda mais essas possibilidades aos alunos.

3. Conferências PET-Matemática-UFCG:

A atividade consiste em palestras de aproximadamente 50 minutos, proferidas por professores especialmente convidados para esta finalidade. Serão ofertadas no mínimo 4 conferências durante o ano. As palestras são proferidas por professores da UFCG ou de outras instituições, de qualquer área, e devem tratar de temas que contribuam para a formação científica, ética, cidadã e cultural dos discentes. As palestras também se destinam a despertar o interesse dos tutorandos em outros temas, ampliando a formação, além da grade curricular da Graduação. É também uma oportunidade de socialização do Grupo com todos os alunos do curso de graduação, com todos discentes que participam da atividade, e com o corpo docente do departamento, que também é convidado a assistir às palestras. Nessa atividade, os professores do Corpo Docente da Pós-Graduação em Matemática da UFCG também são convidados a falar para os alunos de suas áreas de pesquisa, explicando para eles o que estudam e, consequentemente, possibilitando o futuro ingresso de algum desses alunos em uma futura continuidade de estudo nessas áreas. Muitas vezes, quando temos a oportunidade, convidamos professores visitantes estrangeiros para proferir palestras de como é o ensino de Matemática em seus países.

4. Seminários de estudo em grupo:

Para essa atividade os integrantes do Grupo serão divididos em subgrupos, de acordo com o tempo no Grupo PET-Matemática-UFCG, com a experiência e a maturidade adquirida nas disciplinas já cursadas e nas atividades que previamente realizaram. Com essa divisão, planejamos as atividades de forma que todos possam interagir e compartilhar experiências e conhecimento, os mais antigos com os mais novos. Nesses seminários os petianos se reunirão para aprofundar o que estudam ou estudaram em algumas disciplinas, fazendo exercícios ou expondo temas teóricos, compartilhando e aprimorando conhecimentos. Os seminários devem tratar cada tema de maneira crítica e mais aprofundada do que veem em sala de aula. O estudo é para prepará-los para cursar disciplinas mais avançadas de Matemática e evitar, que posam ter alguma reprovação. Após o estudo dos capítulos do livro, os integrantes dividem os exercícios do capítulo entre si, resolvem os exercícios sob sua responsabilidade e apresentam a resolução para os demais, com comentários e adendos pertinentes. Os seminários de cada grupo ocorrem uma vez por semana e têm duração de duas horas. Os petianos, como supervisores, mais antigos acompanham os seminários dos petianos novatos e contribuem com a organização e a logística de realização desses seminários.

5. Pesquisa em competências básicas no uso da linguagem escrita e oral, em idioma estrangeiro e na área de tecnologias de informação e comunicação:

Nesta atividade, os bolsistas terão, por si só ou em grupo, a oportunidade de pesquisar temas de Matemática de sua simpatia, tanto em livros como na Internet, escritos em língua estrangeira, preferencialmente o Inglês. Os bolsistas receberão alguns tópicos interessantes sobre temas de Matemática que complementem sua formação universitária, escolhidos em comum acordo com o tutor. Também são adicionados nesta atividade as bibliografias de língua estrangeira usadas em outras atividades como Iniciações científicas, preparação de workshops e etc. Os temas contemplam assuntos adequadamente escolhidos para cada bolsista, que possam ser compreendidos com o conhecimento que cada um possui. Posteriormente, os bolsistas produzirão um texto acerca do tema que estudaram. Com o modelo remoto imposto pelo isolamento da Pandemia, os alunos também são incentivados a assistirem palestras em Inglês.

6. CINEMAT- Cinema e Matemática:

Nessa atividade, apresentaremos para alunos, professores e interessados, documentários sobre temas de Matemática ou filmes que abordem algum tema ou personalidade da Matemática. Antes do documentário, um bolsista profere uma curta conferência sobre o tema matemático do qual trata o documentário ou o filme. Quando, na possibilidade de ocorrer a modalidade remota, após a palestra inicial, disponibilizar-se-á o link do documentário ou do filme nas mídias sociais para que os interessados possam assistir. Durante o ano, planejamos preparar quatro Cinemats.

7. Reuniões Gerais semanais de acompanhamento e avaliação das atividades planejadas no ano de 2021:

A atividade tem como objetivo o acompanhamento das atividades planejadas para o ano de 2021 e as avaliações das atividades recém realizadas. Essa atividade consiste em reuniões semanais, pelo menos em um dia, por, no mínimo duas horas, para avaliarmos como está o andamento de cada atividade. Oportunamente, também discutimos assuntos de interesse administrativo de funcionamento do Grupo PET, bem como os alunos farão palestras e apresentações relativas ao que está neste Planejamento. Nessas reuniões, após as avaliações das atividades, podemos redirecionar nossa logística de trabalho para cumprirmos as atividades planejadas e traçamos estratégias para realizar outras. As convocações são feitas por escrito, com antecedência, pelo Whatsapp ou e-mail. Em cada reunião são também feitas as atas, redigidas por um dos integrantes, que são lidas, discutidas por todos e votadas na reunião subsequente.

8. Treinamento em Redação Científica Matemática usando resolução de exercícios:

Os alunos do PET redigem as respostas de alguns exercícios para treinarem a redação matemática. O tutor corrige os exercícios juntamente com os alunos, sempre orientando-os a aprimorar a produção de textos matemáticos e treinando a redação matemática de cada um. A repercussão direta dessa atividade é no auxilio e aprofundamento das disciplinas de matemática, na melhoria da elaboração de artigos, resumos estendidos para anais, etc. A atividade concretiza, basicamente, todas as outras atividades, já que a produção de um texto para ser usado pela comunidade reproduz todo o trabalho que foi feito nas demais atividades.

9. Workshop didático-pedagógico de prática de ensino em Matemática:

A atividade é realizada durante todo o ano, exclusivamente para o Grupo PET. A intenção é discutir, conhecer e aprimorar conhecimentos na área da Matemática e treinar os bolsistas em competências e habilidades didático-pedagógicas. Cada integrante escolhe um tópico de Matemática para expor, abordando um assunto extracurricular, procedimento que favorece a construção da autonomia intelectual do aluno. Nesta atividade, o integrante pesquisa métodos e procedimentos metodológicos para apresentar o tema da forma que achar mais propício. Além disso, cada aluno que possui iniciação científica, ao terminar seu estudo, fará uma apresentação do tema estudado. Para isso ele tem a sua disposição o uso de ferramentas das novas tecnologias: Internet, Powerpoint, etc. Após cada exposição faremos uma avaliação do desempenho do expositor e discutiremos a parte matemática do que foi exposto, bem como o procedimento didático-pedagógico. Cada bolsista apresenta sua exposição em uma de nossas reuniões semanais. As apresentações podem ser presenciais ou remotas pelo Google Meet.

10. ENEMAT

O uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como avaliador para ingresso de alunos em cursos superiores das IES, já é uma realidade. Hoje, nos parece que o Enem norteia todo o processo de ensino do Ensino Médio. Muito se fala nessas provas, mas constatamos que poucos, realmente, as conhecem. Nosso objetivo é resolver a prova do Enem e oferecer um encontro com alunos do Ensino Médio, quando algumas questões serão resolvidas pelos integrantes do grupo. Nesse ano, pretendemos fazer inscrições on-line, pela página do Grupo, e disponibilizar, pelas redes sociais, vídeos com resolução de questões do Enem 2020.

11. Apoio Acadêmico para alunos da UFCG que cursam disciplinas oferecidas pela Unidade Acadêmica de Matemática - UAMAT:

Sabemos que uma das maiores dificuldades dos alunos recém ingressos nos vários cursos da UFCG, que mais contribui para a evasão e o fracasso estudantil é uma formação deficiente recebida no Ensino Médio, associada a uma falta de apoio acadêmico para assegurar-lhes o sucesso na transição Ensino Médio Universidade. Por esse motivo e por solicitação dos próprios alunos de outros cursos criamos essa atividade de apoio acadêmico, exclusivamente voltada para alunos de todo o Campus da UFCG de Campina Grande que cursam disciplinas básicas de Matemática, principalmente para aqueles alunos dos dois primeiros semestres de seus cursos. O público-alvo é, prioritariamente, alunos com disciplinas que não oferecem monitores e alunos dos cursos noturnos, e esses alunos são de vários cursos de nossa Universidade. A proposta da atividade é que cada participante do PET Matemática disponibilize duas horas por semana para darem suporte acadêmico aos alunos que os procurar, tirando dúvidas sobre exercícios, sobre a parte teórica, sobre a indicação de uma bibliografia mais específica, ou atuando de qualquer outra sorte na qual os bolsistas petianos possam contribuir em qualquer disciplina de Matemática. Contamos com a colaboração dos outros Grupos PET do Campus de Campina Grande (Administração, Computação, Engenharia Elétrica, Economia e Engenharia Química) para divulgar e estimular os alunos a participarem dessa atividade e que ela represente uma atividade de integração entre os diversos Grupos PET da UFCG. Com isso pretendemos criar uma interação maior entre os integrantes dos diversos grupos PET da UFCG, e entre os bolsistas e os demais alunos, consolidando o efeito multiplicador dos petianos sobre seus colegas. Essa atividade é divulgada pelas redes sociais e por cartazes espalhados pelo campus, bem como por e-mail e por nossa página eletrônica e pelas mídias sociais.

12. Bem-vindos Feras Matemática:

Geralmente, a maioria dos alunos novatos desconhecem as leis, normas, regras e o próprio espaço físico da universidade que vai frequentar. Essa atividade objetiva recepcionar os feras (alunos novatos, recém ingressos), dando-lhes várias informações importantes sobre a universidade e seu curso, desde normas e leis, até mesmo apresentar-lhes as salas de aulas que frequentarão. Os integrantes do PET devem desenvolver a responsabilidade de recepcionar esses alunos ingressantes, que, por sua vez, verão nos petianos uns aliados para os ajudar a obter sucesso no Curso escolhido na universidade, divulgando de forma positiva o PET. É um momento de efetivar o efeito multiplicador do petiano sobre seus colegas estudantes da UFCG. A atividade está planejada para ser feita em conjunto com o PET Matemática e Estatística.


Fotos dos Eventos Realizados

Logo abaixo estão os links que levam para as fotos dos eventos realizados em cada ano:


Planejamentos de Iniciação Científica do PET-Matemática-UFCG

Relatórios de Iniciação Científica do PET-Matemática-UFCG

Integrantes

  • Bruna Alves da Silva Santos
    1. 2020
  • Gabriel Pereira de Figueiredo
    1. 2020
    2. 2021
  • Isabella Tito de Oliveira Silva
    1. 2020
    2. 2021
  • Jonas Barros Lima de Medeiros
    1. 2020
    2. 2021
  • Maria Débora de Oliveira Silva
    1. 2020
    2. 2021
  • Matheus da Silva Nascimento
    1. 2021

Petianos Egressos

2022 - Grupo PET-Matemática-UFCG.